MUNDO pequeno

A Nova Zelândia é um país muito pequeno mesmo, não?
Principalmente Queenstown. Do tamanho de um ovo!

Dia desses, um novo brasileiro começou a trabalhar lá no hotel. Conversa vai, convesa vem, descobrimos que já nos conhecíamos “virtuamente”. Ele havia me perguntado sobre a NZ, queria dicas, coisa e tal. Me explicou qual era a atual situação dele no Brasil, depois de ter morando 4 anos nos EUA.

Eu fui sincera na minha resposta, disse a realidade da época; era um momento em que estava muito difícil conseguir trabalhos, e a Imigração kiwi estava fechando as portas, negando muitos vistos. Disse tudo, sem tirar nem por.

Trocamos outros e-mails, ele agradeceu, mas não me disse se viria ou não. Até aí normal… sempre recebo emails de brasileiros pedindo informações sobre a Aotearoa.

Depois do queixo-em-queda-livre pela tamanha coicidência, risadas a parte, eu estava curiosa para saber o que o fez vir para a terrinha, deixando tudo no Brasil.

Ele me disse, que assim como mandou email p mim, tinha também conversado com outra garota, que mora em Auckland. Ela tem um blog sobre brasileiros na NZ.

A resposta dela foi: “Vem para cá, que aqui é o melhor lugar do mundo, é muito fácil conseguir trabalho e mostrou tudo cor-de-rosa. Até pediu que ele trouxesse alguns produtos do Brasil, quando ele tomou a decião de vir.

Resultado; ele veio de mala e cuia, e trouxe o shampoo que ela pediu… Dois meses depois, ele gastando toda a grana, sem trabalho, na cidade mais populosa , já com seus 46 anos nas costas… sem visto…. o que fazer? A menina que pintou o mundo maravilhoso já não existia mais… ele veio p Queenstown, conseguiu um trabalho que não deu conta. Desemprego novamente.

Semana passada o encontrei no supermercado, ele estava desesperado, ainda procurando trabalho, e me disse com voz triste e indignada, “Deveria ter te escutado”.

Ah, detalhe, eu conheço esta garota de Auckland… ela mora no interior do interior do Brasil, no meio da roça ( nada contra nem pessoal), talvez dê para entender porque ela pintou um mundo tão colorido, e dizer com convicção VENHA, sem dar conta da situação atual do país, ou da idade e perspectiva da pessoa.

É muita responsabilidade quando você diz para alguém vir ou não vir para cá. Não podemos tomar a nossa vida aqui como exemplo e dizer para o outro VENHA!!!! As pessoas são diferentes e todo o blá blá blá…

Há 5 anos, antes de eu vir para a NZ, eu me conectei com muitos brasileiros que estavam aqui, e só dei ouvidos aqueles que eram imparciais. Mas isso é uma outra história, eu só vinha para umas férias… mas quando recebo emails perguntando sobre a NZ, a maioiria está querendo deixar o Brasil de vez… então é responsabilidade demais o que responder para estas pessoas. Elas tomam a decisão da vida, baseada nas suas respostas, assim como o Fulando de 46 anos acreditou na Ciclana da roça.

3 ideias sobre “MUNDO pequeno

  1. Wendy Freitas

    sei bem o que eh isso de dizer: VENHA, e se foder.
    eh exatamente como vc falou: eu tenho as minhas vivências, a pessoa tem as dela.

    uma coisa eh chamar pra passar umas férias na sua casa, outra coisa eh colocar pilha pra pessoa mudar de vida.

    bem, aprendi à força… hj em dia, vejo a tal pessoa fria, distante, e até meio infeliz (pelo nada que conheço depois da convivencia).

    é isso.
    =~

    Curtir

    Resposta
  2. Livia

    Oi , estou precisando de uma ajudinha de vcs… Eu e meu namorado estamos pensando em ir para Queenstown , e vendo tudo e tudo mais , estamos pensando se há possibilidade de custear nossa viajem , e ao invés de pagar tudo pelo Brasil , ir de turista e arrumar , moradia , curso e trabalho , depois de chegar por aí …. O que vcs me falam dessa possibilidade ??!!! Êh real ou estou viajando ? Aguardo retorno muito breve , abrigada !!Bjs

    Curtir

    Resposta

Deixe uma resposta

