Ajude hoje a alguem

   a frank

Ajudar o próximo não vai te deixar mais pobre, e o que diz a frase acima, da pequenina e sabia Anne Frank.

Provavelmente ela tenha estudado o livro da vida, onde nos ensina que devemos amar o próximo como a nos mesmos.

Nesta época de dezembro, mês de Natal, muitas pessoas mostram o seu amor com o próximo. Fazem campanhas para arrecadar roupas e brinquedos, programam visitas aos orfanatos, asilos e outras instituições carentes e esquecidas pela sociedade.

Mas será que e so no Natal que devemos nos lembrar do próximo? E quem e este próximo?

Especificamente no livro de Lucas, capitulo 10, verso 25; encontramos a parábola do bom samaritano que salvou a vida de um desconhecido apenas por compaixão.  O próximo não e apenas nossos familiares e amigos. O próximo e o semelhante a mim e a voce.

Devemos dar, ajudar e auxiliar o necessitado, independente se o conhecemos ou não.

Semana passada aconteceu um episodio interessante. Estava sentada no ônibus e de repente um homem de uns 30 anos, todo sujo e com roupas rasgadas e cheirando mau parou ao lado de um senhor, que estava sentado de frente para mim. O mendigo começou a pedir dinheiro para o velhinho, e ele ignorou o rapaz, apenas virando o nariz para não sentir o cheiro que vinha de seus maltrapilhos.

Eu lembrei que tinha um pacote com pão de queijo e refrigerante, que havia ganho no avião e imediatamente abri a bolsa e entreguei para o rapaz. Ele estendeu a mao, pegou o pacote, deu uns 5 passos em direção a porta do ônibus e abriu a lata de refrigerante.

As pessoas que estavam perto de mim ficaram me olhando estarrecidas. Uma mulher indignada disse “Nem agradeceu”, e a outra complementou “eu tenho uma boa memória e já vi esse sem vergonha bem arrumadinho dentro do ônibus” e as duas começaram a dar outros adjetivos ao pobre rapaz.

Eu não disse nada, apenas fiquei olhando para as duas debaterem o caso, com o maior descaso, diga-se de passagem.

Como eu não entrei na conversa, a outra olhou para mim  e disse, “ela fez de coração, isso que importa.”

O que importa na verdade e que devemos fazer o bem sem olhar a quem e não deveríamos virar noticia por conta disso. Isso deveria fazer parte dos seres humanos, serem solidários. Ha algumas semanas um policial virou noticia porque se compadeceu de um mendigo e deixou um par de botas ao lado do pobre com frio. Isso não deve ser uma novidade, isso deve fazer parte do nosso dia-a-dia.

Vamos aproveitar esse clima natalino onde todas as pessoas estão bem intencionadas a ajudar o próximo e continuar assim os outros onze meses do ano. Pois o nosso próximo não precisa apenas de comida, roupas, carinho e atenção em dezembro.

Deixe uma resposta

