Pao nosso de cada dia

RETR_frenchbread

Sexta-feira, depois do expediente, trem lotado e chuva nas costas, como de costume passei na panificadora que fica no caminho de casa.

Chegando la, peguei o meu pacote de pao integral preferido, daqueles que vem com bastante castanha e quinoa, e fui para a fila do pao frances, especialmente para o hubby. Depois da fila do pao, fui para a fila do frios, bati um papinho como pia do balcao, que mesmo estando muito ocupado sempre tem tempo para uma conversinha. Coloquei os frios e o pate na sacola e fui pagar no caixa

Quando vi o valor total achei estranho o valor estar menor do que eu esperava, mas minha cabeca estava no mundo da lua, louca para chegar em casa e tirar a roupa umida e os sapatos molhados, tomar um banho bem gostoso e depois fazer o meu lanche sossegada, que apenas paguei e fui embora.

Mas quando cheguei em casa, nao saia da minha cabeca o valor da conta…algo estava errado… em pensamento refiz todos os meus passos desde que entrei na panificadora ate chegar no caixa e BINGO! Lembrei o que aconteceu.

Como eu ja tinha enfrentado duas filas no mesmo lugar, eu ja estava molhada e la fora ainda chovia, coloquei o pacote de pao integral dentro de uma das sacolas que eu carregava e nao passei no caixa. Que vergonha! E agora, como que eu ia voltar la e falar que eu peguei sem pagar? Ninguem ia acreditar que foi sem querer. Fiquei pensando nisto o final de semana inteiro… toda vez que olhava para o pacote do pao lembrava do “ato”.

Enfim, no domingo a noite passei la para comprar mais umas guloseimas e aproveitei para pagar o pacote de pao que eu havia levado sem pagar. Timidamente e falando bem baixinho para ninguem escutar, expliquei para a mocinha do caixa o que tinha acontecido.

Ela ficou surpresa com a minha atitude e comecou a falar bem alto, que todos os clientes puderam ouvir:

“A senhora nem precisa voltar para pagar, de tao honesta que e! Nossa, gente assim nao existe nao… colocou o pao na sacola e quando lembrou veio pagar… parabens hein”

Nao sabia onde enfiava a minha cara, todo mundo me olhando sem entender nada.

Infelizmente nos dias de hoje as pessoas se espantam com a honestidade. Dia desses mesmo um morador de rua virou noticia porque entregou o anel para uma mulher que havia perdido.

A honestidade deve estar embutida dentre de nos. Chega de querer dar um jeitinho em tudo ou tirar vantagem de toda e qualquer situacao. Quanto mais honesto formos, melhor o mundo ao nosso redor sera.

Que o pao nosso de cada dia seja a honestidade. Honestidade em todos os assuntos; relacionamentos, trabalho, amizade… enfim, sendo honestos com nos mesmos e com os outros, certamente o ambiente sera muito melhor.

Boa semana p/ todos.

Deixe uma resposta

