Pequena e Poderosa

Este pequeno grãozinho traz grandes benefícios para a saúde, pois a quinoa é uma preciosa fonte de proteínas comparada ao leite, segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para entender as quantidades, cada 100g de quinoa possui 12g de proteínas, quantidade superior a encontrada na soja, no trigo, no arroz e na aveia.
A proteína tem papel importante na formação dos músculos e na manutenção da saúde do tecido muscular, com a função de reparar as microlesões que acontecem normalmente nos músculos quando praticamos alguma atividade física.

Além do mais, esta sementinha é fonte de muito ferro, cálcio e ácidos graxos, podendo ser consumida sem restrições, pois tem baixo índice glicêmico e não contém glúten.
Os ácidos graxos presentes no grão ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, a taxa de cálcio é aliada contra a osteoporose e pressão alta. Os carboidratos da quinoa são metabolizados lentamente e por isso proporcionam sensação de saciedade e energia prolongadas, o que facilita também o processo de emagrecimento.
Nutricionistas recomendam a medida de duas colheres de sopa.

A quinoa faz parte do nosso cardápio aqui em casa e o Theo ama quando misturo no feijão.
Para não enjoar, sempre invento um jeito diferente na hora do tempero, mas dia desses resolvi experimentar fazer panqueca e ficou uma delícia. A massa fica um pouco durinha em relação a tradicional, mas cheia de sabor.
Até o bebê comeu, tirei o queijo e o pesto e ele pediu “bis”.

Eu não uso medidas exatas, faço tudo a olho mesmo, mas mesmo assim vou dividir os ingredientes com vocês para quem quiser provar. É só adaptar ao número de porções servidas ou usar seu recheio preferido.

Bom apetite!!!!!

panqueca de quinoa

2 ideias sobre “Pequena e Poderosa

  1. Renata de Oliveira

    Ju, vc poderia passar a quantidade por favor, não consigo cozinhar nada no olhometro, bjs. Estava querendo fazendo fazer no feriado.

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    1. Juliana Costa Autor do post

      Oi Re,
      Eu fiz uma receita pequena, então triturei uma xícara de quinoa.
      Menos da metade da xícara de leite, uma pitadinha de sal.
      Coloquei um ovo e bati tudo no liquidificador.

      Usei a concha como medida da panqueca e coloquei na frigideira quente com um pouquinho de oleo.

      Para o recheio, usei um abacate inteiro e um tomate picadinho.
      O pesto eu ja comprei pronto .
      Espero que tenha dado tempo de vc fazer ainda no feriado.
      bj

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